Família

Taxodiaceae

Nome Comum

sequoia, sequoia-com-folhas-de-teixo

Origem

América do Norte (Costa do Pacífico dos Estados Unidos, desde o sudoeste do Estado de Oregon até Monterey no Estado da Califórnia).

Tipo de Origem

alóctone

Autor

(D.Don) End.

Descrição

Árvore muito robusta, sempre-verde, com 50 a 80 (100) m de altura, com copa mais ou menos piramidal e ramos abundantes, frequentemente pendentes, em verticilos irregulares. Tronco muito grosso, direito, colunar, de casca castanha-avermelhada, escura, esponjosa, que se desprende em placas irregulares, deixando a descoberto novas placas de cor avermelhadas. Folhas aciculares, mais ou menos rígidas, linear-lanceoladas, verde-escuras na face superior, com 2 bandas esbranquiçadas na face inferior; quase planas e algo arqueadas para baixo; medem 6 a 30 m de comprimento por 2 mm de largura; são mais curtas na base dos ramos, e dispõem-se em forma de pente, em duas filas opostas (dísticas); as folhas dos ramos superiores mais compridas e dispõem-se em espiral, tendo forma de escama ou de agulha, estando aplicadas contra o ramo. Cones masculinos ovóides, solitários ou aos pares, na terminação dos ramos ou em curtos brotos laterais, rodeados na base por brácteas e erguidos num pé, de cor amarelado; escamas com 2 a 5 sacos de pólen. Pinhas ovóides ou subglobosas; medem 1 a 3 cm e são no início verde e mais tarde castanho-avermelhadas; sementes de 4-5 mm, providas de uma asa estreita. 

Tipo de Reprodução

monóica

Forma de Vida

árvore

Ínicio de Floração

janeiro

Fim de Floração

março

Perenidade

perenifólia

Inflorescência

cone

Cor da Flor

amarelo

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

oposta

Margem da Folha

inteira

Limbo da Folha

acicular

Tipo de Fruto

pinha

Consistência do Fruto

seco

Maturação do Fruto

setembro

Habitat

No estado silvestre ocorre nas serras do litoral do Pacífico, entre 300 a 1000 m, em zonas de elevada pluviosidade.

Observações

No seu país de origem é conhecida por Redwood. São as árvores mais altas do mundo, existindo algumas com mais de 100 m de altura.

É de salientar, que os troncos cilíndricos, despidos de ramos a grande altura, e a casca muito espessa e fibrosa, de cor castanha avermelhada, é incombustível e imune aos insectos, e por esse facto deve-se a grande longevidade destas árvores, por vezes superior a 3.000 anos.

Aplicações

A madeira da sequoia é de boa qualidade, castanha, fácil de trabalhar, permitindo obter peças de grande tamanho. Utiliza-se para construir postes e na construção em geral.

Devido ao seu interesse económico, explorou-se abusivamente a área natural da Sequoia sempervirens, estando actualmente restrita a poucas reservas. É muito apreciada como árvore ornamental, existindo várias cultivares. 

4 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco