Família

Aceraceae

Nome Comum

bordo, ácer, ácer-campestre, bordo-comum

Origem

Europa (Dinamarca, Polónia e Bielorrúsia), sudoeste da Ásia (Turquia ao Cáucaso) e norte de África (montanhas do Atlas).

Tipo de Origem

alóctone

Autor

L.

Descrição

O ácer-campestre é uma árvore caducifólia que pode chegar aos 20 m de altura. As folhas são opostas, longamente pecioladas, algo coriáceas e de cor mais pálido na página inferior; quando novas possuem muitos pelos, medem geralmente de 3 a 8 cm, cordiformes na base e palmadas, com 5 lobos profundos e obtusos, os exteriores são, por vezes, muito reduzidos, podendo mesmo não existir. As flores estão dispostas em inflorescências pendentes, corimbosas; verdes, com cálice e corola bem desenvolvidos. São quase sempre unissexuais, mas também podem ser poligâmicas. O fruto (sâmara) é provido de 2 asas membranosas, que se estreitam um pouco na base e acabam por se afastar, formando um ângulo próximo de 180º.

Tipo de Reprodução

monóica

Forma de Vida

árvore

Ínicio de Floração

abril

Fim de Floração

maio

Perenidade

caducifólia

Inflorescência

corimbo

Cor da Flor

verde

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

oposta

Margem da Folha

lobada

Limbo da Folha

lobado

Tipo de Fruto

sâmara

Consistência do Fruto

seco

Maturação do Fruto

setembro

Habitat

Isolados nas orlas dos bosques ou formando pequenos bosquetes em zonas de carvalhais, castinçais, sobre solos frescos, sem preferência edáfica.

Observações

Cultiva-se frequentemente como árvore de sombra e também para formar sebes, pois aguenta muito bem as podas. Muito semelhantes à zelha (Acer monpessulanum), sendo frequentemente confundido com este, no entanto as folhas da zelha são mais ásperas e mais pequenas, só com 3 lóbulos de tamanho semelhante, ovados e inteiros e asas do fruto em ângulo agudo ou paralelo.

Aplicações

A madeira desta espécie é dura, compacta e amarelada, muito apreciada em carpintaria para móveis. Outrora as suas folhas e brotos, eram utilizados como alimento para o gado.

6 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco