Família

Malvaceae

Nome Comum

rosa-da-China, rosa-da-China, hibisco, pacífico

Origem

China e Ásia Tropical.

Tipo de Origem

alóctone

Autor

L.

Descrição

Arbusto ou pequena árvore sempreverde de 2-3 m de altura, com folhas de ovadas a amplamente lanceoladas, de cor verde lustroso, dentadas de forma irregular. Flores simples ou dobradas, solitárias, com epicálice de 6-9 segmentos lineares. Pétalas de 6-12 cm de comprimento, de cor roxa ou rosada (outras cores nas variedades). Coluna estaminal saliente, de aspecto petalóide (semelhante a pétala) nas formas das flores dobradas. O fruto é uma cápsula ovóide, rodeada pelo cálice persistente.

Tipo de Reprodução

hermafrodita

Forma de Vida

arbusto

Ínicio de Floração

junho

Fim de Floração

agosto

Perenidade

perenifólia

Inflorescência

solitária

Cor da Flor

vermelho

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

alterna

Margem da Folha

inteira

Limbo da Folha

ovado

Tipo de Fruto

cápsula

Consistência do Fruto

seco

Maturação do Fruto

setembro

Habitat

No seu loca de origem cresce em matas expostas. Não suporta temperaturas muito frias.

Observações

Planta muito utilizada em jardins pela beleza das suas flores, cultivada desde a antiguidade, sendo duvidosa a sua origem. Actualmente é considerada um símbolo dos países tropicais. Distingue-se facilmente da rosa-da-Síria (Hibiscus syriacus), pelas suas folhas grandes e lustrosas, flores mais vistosas e grandes, com cerca de 10-12 cm de diâmetro, de cores muito variadas, com uma coluna de estames que ultrapassa as pétalas; estigma muito vistoso. Existem mais de 100 variedades com flores simples, semidobradas ou dobradas, às vezes com folhagem variegada: ‘Snow Queen’, ‘Norman Lee’, ‘President’, ‘Fijian White’, ‘Orange Eye’, ‘Koniger’, ‘Apricot’, etc.

Aplicações

A riqueza em mucilagem dos tecidos de algumas espécies, faz com que se empreguem com fins medicinais. Os Asiáticos utilizam a decocção da casca do Hibiscus syriacus L. como vermífugo (vermicida) e para tratamento de certas dermatoses; a infusão das flores é também usada para lavagens de olhos inflamados (anti-inflamatório), sustem hemorragias, e é aplicada ainda contra vertigens. Pela beleza das suas flores, algumas espécies de hibiscos são cultivadas como ornamentais em jardins e arruamentos.

2 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco