Família

Salicaceae

Nome Comum

choupo-híbrido, choupo-do-Canadá

Origem

Híbrido resultante do cruzamento entre Populus nigra L. e Populus deltoides Bartram ex Marshall.

Tipo de Origem

alóctone

Autor

Moench

Descrição

Árvore de até 30 m de altura, de crescimento muito rápido, originado em meados do séc. XVIII por hibridação artificial entre o Populus nigra e Populus deltoides. Possui um tronco direito, casca cinzenta e gretada. As folhas são deltóides, com pêlos curtos na margem e na face inferior. Os amentilhos são bastante compridos, os femininos, com cápsulas mais globosas que as do choupo-negro e deiscentes por 3 ou 4 (raramente 6) valvas. É frequente em quase toda a Península, cultivada em terrenos frescos e húmidos, sobretudo na margem dos rios.

Tipo de Reprodução

monóica

Forma de Vida

árvore

Ínicio de Floração

fevereiro

Fim de Floração

abril

Perenidade

caducifólia

Inflorescência

amentilho

Cor da Flor

verde

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

alterna

Margem da Folha

serrada

Limbo da Folha

deltóide

Tipo de Fruto

cápsula

Consistência do Fruto

seco

Maturação do Fruto

maio

Observações

A grande facilidade com que se multiplicam vegetativamente muitas espécies de Populus e o seu rápido crescimento, têm contribuído para uma importância económica, canalizada para uma selecção antrópica de exemplares com características únicas e produção de híbridos interespecíficos obtidos em cultivo, a partir dos quais se produzem clones por estaca utilizados em plantações. Tem-se expandido muito o cultivo como ornamental de Populus x canadensis, híbrido de origem artificial entre o choupo negro e o choupo do Canadá que se distingue com alguma dificuldade do choupo negro. Pode apresentar os macroblastos (ramos compridos), na sua porção apical e as folhas são deltóides, ainda que menores que as do choupo do Canadá, com alguns pêlos nas margens e muitas vezes com glândulas na base do limbo.

Aplicações

É utilizada para repovoamentos florestais. Aparece ocasionalmente fugida de cultura; possui numerosas cultivares, sendo por vezes muito difícil de a distinguir dos seus progenitores.

13 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco